22/10/2017 18:15
DESTAQUES
Resto de explosivo é achado em avião na Somália, diz diretor de aérea

Resto de explosivo é achado em avião na Somália, diz diretor de aérea

O avião da Daallo Airlines que fez um pouso de emergência na capital daSomália nesta quarta-feira após uma explosão que abriu um buraco na fuselagem tinha resquícios de explosivo, disse nesta quinta-feira (4) o diretor da companhia aérea, Mohammed Ibrahim Yassin, à agência Associated Press.

O avião ia de Mogadíscio, capital, para o país vizinho Djibuti com cerca de 60 passageiros, e teve de fazer um pouso de emergência minutos paós decolar, aterrissando a salvo.

O chefe da companhia aérea disse que os investigadores encontraram o que aparentam ser resto de resíduos de explosivos, mas alertou que a investigação não chegou a uma conclusão.

Buraco em fuselagem no avião da Daallo Airlines é fotografado do lado de dentro do avião (Foto: Awale Kullane, via AP)Buraco em fuselagem no avião da Daallo Airlines é fotografado do lado de dentro do avião (Foto: Awale Kullane, via AP)

“Há um resíduo, eles dizem, de explosivos”, afirmou Yassin em entrevista à agência Associated Press no escritório da empresa em Dubai. “Mas isso na verdade não dá 100% de certeza de foi uma bomba”, disse o diretor, acrescentando que espera que as primeiras conclusões sejam divulgadas em alguns dias.

Investigadores americanos disseram à Reuters que a explosão provavelmente foi causada por uma bomba. Além disso, um diplomata que está ciente da investigação disse ao jornal “Wall Street Journal” que um passageiro que embarcou em uma cadeira de rodas no voo deve ser o suicida responsável pela explosão.

O piloto do avião, Vlatko Vodopivec, já tinha dito que lhe informaram que a explosão foi causada por uma bomba, segundo a AP.

Diretor da Daallo Airlines, Mohammed Ibrahim Yassin, fala à Associated Press no escritória da companhia aérea em Dubai (Foto: AP Photo/Adam Schreck )Diretor da Daallo Airlines, Mohammed Ibrahim Yassin, fala à Associated Press no escritória da companhia aérea em Dubai (Foto: AP Photo/Adam Schreck )

Em comunicado, o vice-primeiro-ministro Mohamed Omar Arteh disse que o governo vai reforçar a segurança no aeroporto para evitar ameaças à segurança.

Passageiro sumiu
Dois passageiros ficaram levemente feridos, disse a polícia. O governo da Somália confirmou que um passageiro que sumiu desde o incidente morreu, e o identificou como Abdullahi Abdisalam Borle, mas não deu detalhes sobre sua morte.

Houve relatos de que uma pessoa teria caído pelo buraco após a explosão, mas a polícia não confirmou.

“Os passageiros estavam aterrorizados”, disse Abdiwahab Hassan, um funcionário do aeroporto.

Fotografias mostram um grande buraco – de cerca de um metro de diâmetro – na lateral do avião. Um vídeo publicado no YouTube mostra interior do avião após explosão. Assista.

Não houve nenhum comentário de imediato do Al Shabaab, o grupo islâmico somali que vem se insurgindo contra o governo da Somália, que tem apoio ocidental. A facção realiza ataques frequentes contra autoridades, escritórios do governo e locais frequentados por civis.

Explosão abriu buraco em avião da Daallo Airlines que fez pouso de emergência em aeroporto da Somália (Foto: AP Photo)Explosão abriu buraco em avião da Daallo Airlines que fez pouso de emergência em aeroporto da Somália (Foto: AP
Photo)
Fonte: G1
Video

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>